sábado, janeiro 17, 2009

A vida na Sibéria

Salut !
Já passou o pior da onda de frio siberiano que tivemos nesta semana. Neste momento, só -18C !!!...rs...Mas com o vento, tudo piora. Um ventinho de 13km/h transforma o -18C em -26C !
Então, a foto acima tiramos na quinta cedo indo pro trabalho. Com vento, quase - 35C naquele dia. O carro reclama pra pegar , mas pega. Parece um milagre, mas a bateria ainda funciona e os fluidos não congelam. Nesta temperatura, os pneus já não desempenham igual(mesmo os pneus de inverno) e perdem aderência. Dentro do carro, ligar o ar quente é automático como ligar o rádio. Chegando em casa devidamente aquecidos, descobrimos no dia seguinte que o ar quente dentro do carro consensava no vidro e congelava em seguida após uma madrugada bem fria, tirando toda a visibilidade,tanto do parabrisa como dos vidros laterais. Sem dúvida é a pior coisa que pode acontecer no inverno: raspar gelo dentro do carro ! É muito chato tirar, pois é uma camada bem fina de gelo que com um grattoir ficamos o maior tempão raspando os vidros. Mas não podemos reclamar. Carro é tudo de bom em dias como estes. Ficamos o mínimo tempo ao ar livre e passamos bem por estes dias. Se fosse como no ano passado, ficaria congelando esperando o ônibus e caminhando pro trabalho.

Não é brincadeira esta temperatura. Acontecem muito casos de queimaduras pelo frio e congelamento das extremidades. A regra é não ficar de bobeira na rua. Sempre em movimento e por pouco tempo. Indispensável um bom casaco, gorros e luvas com Tinsulate 40g, botas impermeáveis com Thinsulate 200g ou 400g mais Polartec. Dois sous-vêtements protegem bem. Um com spandex na primeira camada e na segunda, uma mistura de poliéster, algodão e Polartec. Bem tudo isso é para pessoas "normais"como a gente. Não para o cara fazendo cooper que vimos às 7h30 da manhã neste mesmo dia da foto. Este cara merecia um Toblerone(daqueles bem grandões) na cabeça !

O pior do frio extremo é que nos impede de ir patinar no lago. Compramos nossos patins já faz um tempo e curtimos dois fins de semana seguidos no Centre de la Nature. A Dani comprou o dela baratinho no WalMart(acho que uns $29) e comprei o meu na Canadian Tire(um Nike Bauer por $59). Antes de comprar, passamos numa loja de usados e vimos que não valia a pena. Os patins estão bem detonados e nem tão baratos. Pelos preços encontrados em promoção, valeu mais a pena comprar do que alugar na Poubelle do Ski.
Uma dica para quem sente muito frio na ponta dos dedos(pé e mão) quando patina é comprar uns esquentadores de dedos. São saquinhos pra colocar dentro da bota(ou patins) e dentro das luvas que mantém os dedos aquecidos por até 8hs. Vendem na Canadian Tire(procure perto dos acessórios de hockey).
Bem, agora só faltam 2 meses pro fim oficial do inverno(o otimista!).
Ale

7 comentários:

Patricia, Marcelo e Cia. disse...

Só 02 meses foi ótimo!! já já teremos 30 graus,né ? e serão positivos,hehe..
Bjs nos dois e no Peperoni também.

Flávio e Maíra disse...

Noossa!!
Enquanto vcs sofrem aí com os -30º, nós sofremos aqui com +40º.

Definitivamente eu odeio esse calor, mas ainda não tenho parâmetros pra dizer se gosto do frio daí. Mas de uma forma geral eu prefiro frio.

Alê, queria, se possível, que você fizesse um balanço do que vocês estão sentindo e vendo sobre a crise.

Nos jornais só vejo empresas demitindo, em falência...

Em geral as coisas estão muito ruins por aí? Pelo menos no campo de TI as coisas parecem melhor?

Qualquer coisa vc me mandar por e-mail mesmo: flaviogondim@gmail.com

Felicidades para o novo membro da família e Parabéns pelo trabalho da Dani.

Abraços,
Flávio e Maíra

Anônimo disse...

Nossa, concordo com vcs, uma das coisas que eu nao suporto aqui é ter que ``gratter`` o carro por dentro, acho um saco!!!!Como temos o dispositivo que podemos ligar o carro quando ainda estamos dentro de casa, o fazemos, uns 5 minutinhos antes de sair, ajuda a descongelar os vidros,mas ta na hora de trocarmos o filtro do ar quente, porque ja nao ta mais esquentando tanto
D`autre part, o que acho muito engraçado, é que quando faz zero grau, da quase para sair de havaianas e camiseta de fisica, zero grau é calor aqui nestas bandas !!!
Com tudo o que vivo aqui, ainda prefiro mil vezes o inverno canadense ao de Porto Alegre, pois la é muitooooooo frio DENTRO de casa. lembro que la nos Pampas eu dormia de touca e meia de la quando era pequena! As vezes dormia até de uniforme da escola, so para nao ter que trocar de roupa de manha, a gente congelavaaaaaa
Beijo
Leticia

Jão disse...

Olá!!!

A mesma dúvida do Flávio e da Maíra nós temos também, pretendemos ir até o verão e estamos um pouco receosos dessa crise.

Que o inverno seja o mais "quentinho" possível.

Abraços

João e Claudia

Alcione disse...

la pessoal na verdade passo por aqui, mas para dividir um pouco da minha angústia e quem sabe , obter alguns esclarecimentos com relação a esse inverno. estarei indo agora em fevereiro, não por escolha , mas é que meu prazo vence agora , não dando para ir antes terei que enfrentar esse desconhecido , logo de cara... A questão é , tenho me preocupado muito com relação a minha chegada aí, visto que não me sinto preparada com relação as vestes, ja que aqui no estado , não temos nada quente como roupa ... tenho uns casacos que me ajudariam num frio de 10 graus ... sera que para minha chegada uns dois deles seriam suficientes moleton e calça jeans ...bota ou tenis? na verdade não tenho ideia ... claro isso seria so ate eu conseguir chegar em uma loja para providenciar... mande me sugestões .
Obrigada . Alcione

Borboletinha disse...

la pessoal na verdade passo por aqui, mas para dividir um pouco da minha angústia e quem sabe , obter alguns esclarecimentos com relação a esse inverno. estarei indo agora em fevereiro, não por escolha , mas é que meu prazo vence agora , não dando para ir antes terei que enfrentar esse desconhecido , logo de cara... A questão é , tenho me preocupado muito com relação a minha chegada aí, visto que não me sinto preparada com relação as vestes, ja que aqui no estado , não temos nada quente como roupa ... tenho uns casacos que me ajudariam num frio de 10 graus ... sera que para minha chegada uns dois deles seriam suficientes moleton e calça jeans ...bota ou tenis? na verdade não tenho ideia ... claro isso seria so ate eu conseguir chegar em uma loja para providenciar... mande me sugestões .
Obrigada . Alcione

Alexandre disse...

Oi Alcione,
peloq ue vc falou, tuas roupas são insuficientes pro inverno. Tente achar algo em loja de esportes, onde vende roupa pra ski e alpinismo. Em São Paulo a loja seria a Decathlon.
Tênis nunca, pelo menos uma bota com solado de borracha grosso.
Se tiver algo por baixo da calça jeans, dá pra quebrar o galho.