quinta-feira, outubro 20, 2011

Como foi pedir o passaporte Canadense

Tirar o passaporte canandense até que é fácil, ou melhor, bem mais fácil do que no Brasil. Pra começar, não é a Polícia Federal que faz o serviço. Aqui pode ser pedido pelo correio ou ir pessoalmente numa das agências do Service Canada exclusivas para passaportes. Como estava com pressa, optei por ir até  o Service Canada perto do trabalho. Levo as fotos, o formulário preenchido, carteira de motorista e de saúde originais e o mais importante, o certificado de cidadania. É só esperar um pouco para ser atendido e o funcionário confere as informações do formulário e recebe o pagamento(cartão de crédito ou débito). Te dá um recibo e avisa que vai chegar pelo correio em até 20 dias. No meu caso chegou bem mais rápido, em uma semana já  recebi em casa.
O formulário tem duas novidades. Não sei se agora no Brasil também é assim. Pedem a referência de uma pessoa que tenha um passaporte canadense e que te conheça há mais de dois anos. Chamam esta pessoa de "Répondant". Esta pessoa vai assinar no formulário e no verso das fotos atestando que as informações dadas são corretas. Pedi para um colega canadense do trabalho ser esta referência e ele gentilmente me ajudou. Além desta referência principal, pedem mais outras duas pessoas, mas neste caso não precisam ter passaporte canadense, bastam te conhecer há dois anos pelo menos, e aí foi fácil achar quem fizesse este favor. Teoricamente podem telefonar para as referências caso tenham alguma dúvida.
Quem mora aqui sabe o calvário que é renovar o passaporte brasileiro no consulado. Horários restritos, filas, atendimento « simpático »,  pagamento em dinheiro no montante exato, xerox e inúmeros documentos originais para apresentar. O meu passaporte vence no início de 2014, ano da Copa do Mundo, já sei o que me espera..rss

6 comentários:

Sandro disse...

Olá,

Renovei meu passaporte brasileiro no consultado de Montréal e para meu grande espanto a coisa melhorou muito por lá. Colocaram um sistema de senha por assunto, e criaram um guichet exclusivo para visto.

O lance de pagar a taxa com money order é que continua chato (dinheiro exato não é mais aceito!).

Abraço, e parabéns pela cidadania!

Sandro
Os patos migram em bando

Paula de Carvalho disse...

Me explica uma coisa... O Brasileiro que já tem o passaporte Canadense mas quer vir ao Brasil, ele pode vir com o passaporte Canadense ou tem que vir obrigatoriamente com o Brasileiro???

Alexandre disse...

Valeu Sandro pelas informações.
O que continua chato é o tal do horário, e o fato de ter que ir pessoalmente com os documentos originais.

Alexandre disse...

Paula,
Tem que vir com o passaporte brasileiro de qualquer forma, pois o canadense precisaria de visto pra entrar.

BRASILPOLSKA & KACZMARSKA FAMILY disse...

Alexandre,
Obrigado pela dica! Agora esta de referência é meio louca não. Onde já se viu isso? No Canadá é claro!Se fosse no Brasil isto já teria virado um comércio. "Damos referência para passaportes!" gritariam os "homens sanduíches" na Praça da Sé.

Abraço
Fabio

SonhoComCanada disse...

Que rápido você recebeu o passaporte. Garanto que se fosse no Brasil teria levado mais de 20 dias...rs rs

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com